quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Podemos mudar alguma coisa?

Voltando ao papo sobre os preços, sei que hoje já poderíamos cobrar mais pelas peças, afinal fazemos roupas realmente exclusivas, customizadas, cada peça realmente é única. Sempre quis fazer algo que não fosse uniforme, é bacana ter algo só seu.

Sempre gostei de fazer coleções (papel de carta, borracha, até de grafite colorido...), e ter uma coleção de roupas diferentes e bacanas é tudo de bom.

Também sei que há coisas para as quais não é possível se colocar um preço fechado, e uma delas é o valor da criação, o valor do tempo que a gente usa fazendo aquilo, que não é apenas mão de obra, é um valor "artístico", no termo em que cada um põe nele o preço que quiser.

Mas se o estilista da marca é valorizado, por que não sua costureira, que põe a mão na massa e materializa o seu sonho?

Eu não quero sair pregando por aí, não é minha idéia, e não foi por isso que comecei a fazer roupas com minha sócia. Mas ao começar a me envolver com o negócio, isso me inquietou.

Eu já disse isso por aqui que queria mudar o mundo, por isso fui fazer Direito e trabalhar no Ministério Público era o sonho dourado. Mas infelizmente não me senti capaz o suficiente para agir nesse sentido.

Então, se eu conseguir que ao menos algumas pessoas comecem a consumir de forma mais ética, sabendo como o produto chegou até ali, já ficarei um pouco feliz.

Ainda no Direito, um amigo e eu escrevemos um artigo sobre trabalho escravo. A idéia era que a competência para julgamento desse tipo de crime fosse federal, para que não houvesse tanta intercorrência política nos processos, quando na esfera estadual. Nossa, papo seríssimo agora...

Saí do mundo jurídico, mas o trabalho escravo ainda mexe comigo, e deveria indignar todos aqueles que conheço, assim espero. E aqui não me refiro a trabalho escravo sendo apenas aqueles coitados amarrados, mas também pessoas que trabalham sem a mínima condição humana para tal.

Será que não somos suficientes para mudar um pouquinho o mercado?

Um comentário:

  1. Hoje li todos os seus escritos e tenho mesmo que parabenizá-la pelas verdades escritas! Só quem já "esbanjou" dinheiro com roupas, sapatos e acessários de grife saberá exatamente do que estou falando e das verdades que vc. deixou pra quem não quiser cair na mesma armadilha...É tanta ilusão que não percebemos (consumidoras) o fio tênue que separa a ansia de comprar por comprar e a de comprar por achar que precisamos comprar e pagar o preco certo...o custo de tudo isso é altíssimo...muito maior do que aquele que pagamos pela nossa ansiedade em TER. Justo tb., falar de quem está, de alguma maneira, ligada a essa "cadeia" de fazer chegar até o consumidor final o que foi produzido.São pessoas que, na maioria das vezes não são nem lembradas, muito menos pagas de forma justa pelo que fazem.Bravo! É isso... espero que os negócios continuem muito bem e que de escrito em escrito, vc. consiga conscientizar pessoas ( sem discursos enbandeirados,claro!) de que comprar é bom,mas pagar o preco justo é melhor ainda para todos!Parabéns.

    ResponderExcluir