segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O aborto e uma opinião #precisamosFALARsobreABORTO

Uma amiga sugeriu: por que não escreve sobre aborto? Tema atual, e totalmente feminino, apesar de ter virado tema de eleição. Segui sua sugestão.

É claro que sou totalmente a favor da descriminalização do aborto. Se sou a favor do aborto, isso é outra história.

Não consigo entender a polêmica eleitoral em torno do assunto, apesar de saber que o objetivo é seduzir as mentes mais obscuras, apenas isso. A descriminalização é necessária, os dados de mulheres mortas em decorrência de abortos mal feitos mostram isso. E temos visto que o aborto ser crime não impede as mulheres de fazê-lo. O problema, por não estar legalizado, são as condições em que mulheres desfavorecidas (financeiramente) o praticam.

Absurdo pensar que a descriminalização fará alguém praticar algo que não quer, isso não existe. É bem óbvio, mas se o uso da cocaína fosse legalizado, você a utilizaria? E não ser legalizado traduz-se em abstinência?

Marqueteiros tentarem vender a idéia que ser a favor do aborto é ser contra a vida não faz sentido, se questionarmos um pouco mais os detalhes em torno disso. A decisão de abortar ou não é única e exclusivamente da mulher, e de seu companheiro, se houver um. Uma religião – seja ela qual for – não pode simplesmente ditar decisões tão íntimas.

Sou mãe, tenho religião e nunca fiz um aborto, mas isso porque nunca fiquei grávida antes da “hora certa”. Quando engravidei, senti-me preparada para ser mãe, apesar de nunca acharmos que somos boas o suficiente, como mães. Mas esse é outro assunto.

E se eu tivesse engravidado num momento em que não poderia, ou de alguém que não se comprometesse a ser pai? Enfim, são tantas as nuances na vida de uma mulher que fazem decidi-la sobre levar ou não uma gravidez adiante, que para mim, e tenho certeza, para muitas mulheres, não faz nenhum sentido ver um assunto desses explorado por marqueteiros eleitorais.

Isso não é campanha eleitoral, para nenhum dos candidatos. É apenas a opinião de uma mulher, que gostaria de ver respeitadas as individualidades e os direitos de cada cidadão, seja qual o partido que nos governe.

E você, o que acha sobre isso?

Escrevi e publiquei o texto acima em Outubro/2010, mas agora, Novembro/2014, a TPM lançou a campanha #precisamosfalarsobreaborto e acredito que vale a pena colocar o assunto na roda, sempre! Desde que escrevi esse texto a vida andou, claro. Tive mais um filho. Agora sou mãe de dois. Publiquei mais dois posts sobre o assunto e mais mulheres morreram por tomar essa decisão. Eu continuo não concordando com isso.  Os candidatos com chances de serem eleitos, nas eleições de 2014, continuaram não querendo falar sobre isso.  Não tenho mais uma religião, agora o que tenho é muita fé. Religiões definitivamente não servem para mim. 

4 comentários:

  1. Bom, concordo em número e grau no que vc. escreveu. Infelizmente no Brasil se pratica muito aborto em lugares clandestinos que, por não serem fiscalizados, tem condiçoes inaceitaveis para a saude publica, provocando inumeras mortes por infecção dentre outras causas. Ninguem em sã consciencia é favor da pratica do aborto (ninguem quer engravidar só para abortar), mas criminalizar este ato só faz aumentar mortes e corrupção (afinal estas clinicas estão aí e com certeza alguem ganha dinheiro para deixa-las em paz)

    ab.
    Lara

    ResponderExcluir
  2. Abordagem perfeitaaaa do assunto!! Concordo integralmente com vc!! E nem por isso sou a favor do aborto...mas tbm acredito que cada um tem o direito de decidir o que melhor é pra si!
    Enfim...ameiii seu texto!!!
    bjssss...Glauce

    ResponderExcluir
  3. Ana, é isso aí. Tb penso assim. Se tudo que fosse proibido não fosse feito, não teríamos cadeias superlotadas. Mais ainda : a decisão é somente da mulher , mas o duro é que hj, se decidir abortar - o que já não deve ser fácil - ainda está cometendo um crime e talvez até morra, ou mesmo fique " aleijada" e não possa ter outros filhos mais tarde, se quiser.....

    bj Karina

    ResponderExcluir
  4. A condenação da prática do aborto já é dada pela própria vida, acredito que nenhuma mulher seja a mesma depois disso. Realmente ninguém tem o direito de tomar a decisão pela mulher, nem mesmo o Papa, como ele fez hoje em referência à nossa eleição para presidente...
    Bjs.,
    Carol.

    ResponderExcluir