segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Compartilhe oxigênio!

Tenho lido um blog sensacional, o Championship Vinyl. Um de seus posts trata da importância dos comentários, num blog:

"São os comentários que constroem a ponte entre o blogueiro e o leitor(...) E são os comentários que indicam ao blogueiro se ele está no caminho certo, o orientando tanto no que diz respeito a estilo como a quais assuntos abordar.


Comente, participe, opine, critique. O blogueiro quer isso de você: suas opiniões, suas ideias. E ele te convida a mostrar todas elas, a cada nova postagem que publica.


Sim, é você, leitor que está aí do outro lado da tela, que faz um blog ter vida. E você faz isso com seus comentários. Eles têm mais importância para a gente do que você pode imaginar."


Escrevo porque preciso colocar um pouco do que penso, em algum lugar. Às vezes, apenas para abrir um pouco de espaço aqui na minha cabeça. Preciso gostar do que escrevo, me envolver com o texto. Mas se escrevo e publico, é porque espero esse segundo respiro, essa interação entre o que escrevi e o que as pessoas pensam sobre aquilo.

Gostaria que conseguissem imaginar quanto oxigênio proporcionam, ao ler e postar um comentário. Muitas vezes meus amigos não escrevem nada aqui, mas colocam lá no facebook. Ótimo, também está valendo. Mas quando abaixo de um texto tem certo número de comentários, ah, isso dá uma alegria!!!


E como ele fala: "E, não, não estou falando de ego. É evidente que o ego está na equação, já que quem escreve quer ser lido. Porém, antes de tudo, blogueiros de verdade não querem colecionar elogios, mas sim opiniões. E isso inclui também críticas."


A todos (os quase 15) que já comentaram e que interagem comigo, muito obrigado: Larica, Glauce, Ana Carol (@caroldacruz), Wilson, Fabiano (@OldManSchool), Larissa, Sílvia, , Ana, Bel, Patrícia, Maura, Tuíra, Lucimara(@_Lucimara), Bia(@FCT_BIA)...

Uma pessoa em especial, até porque muitas vezes foram dela os únicos comentários: minha amiga Carol! Ela lê, interage, concorda, discorda. Valeu, Carol!!!

Mãe, fique tranquila. Sei que você também lê e comenta, mas elogio de mãe não conta, né? Porque se nem você ler o que escrevo, cadê a forca mais próxima?

13 comentários:

  1. Carol??? Que Carol??? Eu???.... Ah, pára com isso.... compartilho com vc de coração o que penso, não escrevo tão bem como vc mas suas palavras sempre me estimulam à fazer algum comentário...rs
    Bjs. e muito sucesso em 2011!!!
    Carol.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Carol, você mesma! E não tem essa de escrever "tão bem", pq só de vc escrever, já é muito muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre acompanho seu blog....tou me sentindo excluída!!!!!!!!!!buáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Iara

    ResponderExcluir
  4. Ô Iara, minha querida, você tem razão: você é uma das (15) pessoas que leêm, mas é que só lembrei daqueles que vi nos comentários...Desculpe a injustiça...mas sei do seu grande coração, e que você já me perdoou!

    ResponderExcluir
  5. AIAIAI....excluída estou eu,não escrevo muito, vc sabe, mas sempre leio e curto muito sua maneira de escrever, e já te disse, mas.........
    continuo torcendo e te desejando sucesso cd vez mais!
    bjs

    Adri Varago

    ResponderExcluir
  6. Adri, valeu por participar! É que acabei relacionando apenas aqueles que vi nos comentários, e com isso acabei esquecendo de várias pessoas, como você, que acompanham e me dão a maior força! Desculpa! E obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Sei bem como é isso.
    Escrevo também por necessidade.
    E é sempre bom ter um comentário nos nossos textos, né?
    Estarei sempre por aqui, dividindo um pouco do meu oxigênio com seus textos. Vale a pena! =)
    beijos

    ResponderExcluir
  8. realmente seu ponto de vista é indiscutivél...tem toda razão.
    Eu também sempre leio seu blog, mais muito dificil eu deixar algum comentário...pode deixar que se depender de mim me farei presente nas criticas e elogios a você.
    E parabéns pelo seu blog....me mostrou uma Ana diferente.
    Mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Já fiz um post sobre a campanha do Rob Gordon, de dar vida aos blogs através de comentários. Uma reação a um texto é tudo o que nós pedimos. Ria, chore, aplauda, pode até vaiar. O que nós não aguentamos é o descaso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. É verdade! Comentários dão mais sabor ao blog. Às vezes é nos comentários que saem ótimos textos!
    Adoro participar! Obrigada pela citação!

    Sobre o assunto, já fiz até um post sobre isso. É o Movimento Comente Mais. Passa lá para ver!

    http://umapitadadecadacoisa.blogspot.com/2010/11/movimento-comente-mais.html

    ResponderExcluir
  11. Ó, tem selinho pra você lá no blog!

    Bjs!

    Silvia Azevedo

    http://umapitadadecadacoisa.blogspot.com/2011/01/um-luxo-de-blog.html

    ResponderExcluir
  12. Eu já desisti de pedir comentário em meu Blog. As pessoas não gostam muito de escrever nos comentários. Alguns me mandam Twitters; outros, falam algo no Orkut, mas comentários são poucos. Não sei se é a minha abordagem que está errada ou se são os nossos visitantes que gostam de ler mas não de escrever. O número de visitas é que me guia na busca de tentar entender o que as pessoas gostam de ler em nossos Blogs. Eu adorei o seu. Sigo-o a partir de agora. Se quiser conhecer o meu http://ninhoderisos.blogspot.com. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Ah, bom! Achei que fosse ficar fora ,só na janelinha. Comentário de mãe vale sim. Não sou só a mãe que elogia, sou uma leitora que admira o que vc. escreve e apesar de alguma vezes não concordar, procuro entender as razões que te levaram a escrever sobre algum assunto.Assim como vc. já escreveu, tb. sou carente e por isso a identificação com seus textos. Apenas um lembrete: eu também tenho um blog e gostaria muito de saber seu comentário a respeito de alguns assuntos já escritos.Elogio de filha também não vale tá? Mas adoraria receber uma palavrinha ou outra. Mãe é só uma...ainda bem, não é? Bjs.

    ResponderExcluir