quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Estudar vale a pena!

Sempre fui CDF. Sou uma curiosa inata, e acredito que estudar é uma forma de saciar um pouco essa curiosidade, e sempre me deu prazer perceber que estava adquirindo conhecimento sobre algo que antes eu nem sabia o que era, ou como funcionava.

Ainda no ginásio, em 1991, morando em Santana, uma professora da 8ª série me indicou uma tal de rede "ETE", que fazia parte da FATEC. A ETE formava técnicos, no colegial. Eu li o folheto, vi uns endereços, uns cursos, e lá fui eu pro Ipiranga, quase em Santos (era o que parecia, à época), fazer o "vestibulinho" para Nutrição & Dietética, que não tinha nem ideia que era tão concorrido e prestigiado.

Passei! Ótimo! Agora era "só" pegar 4 ônibus por dia, e ainda andar mais um monte, ou pegar "apenas" 2, e andar quase 1 hora para ir mais outra para voltar, porque de Santana pro Ipiranga a coisa não era fácil.

Mas como tudo pode piorar, no final do 2° ano me mudei para Jundiaí. Mas não quis desistir da GV, da Nutrição, do curso. Então eu saía de Jundiaí lá pelas 9 da manhã, para conseguir chegar à GV antes das 13h. Almoçava na marmita, e quando saía do colégio, lá pelas 19h, lá ia eu pro Tietê fazer tudo de novo...É claro que muitas amigas (que estão em minha vida até hoje!) me ajudavam. Dormi na casa de muita gente, nessa época. 

Muitos não entendiam o porquê de tanto sacrifício: "muda de escola", "estude em Jundiaí", "desista do curso". Mas eu não desisti, e estudei os 4 anos do colégio técnico, pois era assim que funcionava. Depois de formada, nunca consegui trabalhar na área. Fui dar aula de informática, escrevi livro de Access, depois fui trabalhar com varejo, e-commerce, fiz faculdade de Direito e trabalhei no Ministério Público Federal.

Ou seja, a Nutrição, como carreira, nunca funcionou para mim. Mas eu agradeço e me orgulho muito por nunca ter desistido, apesar de todas as dificuldades. Porque se não fosse a Nutrição não teria feito meu longo estágio na Unisys (1 ano), onde aprendi muito sobre informática, e não teria arranjado meu emprego na Data Byte para dar aula de MS-DOS e escrever uma apostila sobre aquele tal de "Windows 95", e tudo o que veio depois disso. 

E a Nutrição nunca se perdeu, pois até hoje uso os conhecimentos que obtive para mim, minha família e até para dar "dicas" para quem pede.

Então, se eu pudesse, diria a toda essa molecada que pensa em largar os estudos: "NÃO DESISTAM! AO CONTRÁRIO, SE ESFORÇEM MAIS!". Como não posso, deixo aqui a prova de que, na minha vida, estudar fez toda a diferença!!!

5 comentários:

  1. Eu que sei como foi dificil para vc. Mas é a prova total que os estudos valem a pena
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Na verdade essas historias de "sacrifício" para se obter algo que se deseja para mim são sempre emocionantes....pois como todas sabem o meu marido (Sidnei) viveu uma dessas histórias....e acredito sobretudo que quem quer de verdade alguma coisa não impõe limites, faz como vc, vai atrás, sacode a poeira e dá a volta por cima!!!Me orgulho muito de ter estudado com todos vcs, e principalmente da amizade q conservamos ao longo destes anos...Bjs à todos.

    Adriana Varago

    ResponderExcluir
  3. Ana, lendo sua história, me vi voltando no túnel do tempo e acabei me deparando com a minha própria história... Também morava super longe da GV - zona norte de SP - e também era super cansativa minha rotina de estudos. Também não atuei na área (Nutrição), mas muito do que aprendi também utilizo até hj. Dou várias "aulas" aos meus filhos na hora das refeições... isso tem muuuuuito ferro, tal coisa tem vitamina C, aquela coisa tem cálcio.. blá, blá, blá... se vcs comerem esses alimentos, vão ficar muito inteligentes, vão crescer fortes e saudáveis, vão ser os mais rápidos da turma... e + um monte de blá, blá, blá... o pior (ou melhor) é que eles acreditam... Quando vou servir o jantar, sempre ouço: - Mamãe, conte uma história... e lá vou eu de novo...
    Bem, valeu super a pena para mim também... além disso, foi nas muitas voltas da GV (quando pegávamos o Jardim Brasil 174 M), que nos divertimos e estreitamos nossa amizade (sem contar no Jacó, e outros amigos).
    Tudo vale a pena e o conhecimento não ocupa espaço né???

    Bjk, bom findi!!!

    Regiane Christina (Bá!)

    ResponderExcluir
  4. Xiiii... eu já nunca fui muito estudiosa não! Também sou curiosa, mas a minha curiosidade é bastante seletiva. Concordo que a gente tenha que encontrar uma forma de incentivar a molecada. Mas como fazer isso, se a cada caso de estudo bem sucedido, como o seu, existem tantos outros fracassados. Como incentivá-los se ao ligarem a TV eles veem políticos semi-analfabetos e mulheres frutas posando nuas e enriquecendo, e enquanto isso os próprios pais muito estudados não conseguem pagar as contas no fim do mês? O estímulo nos dias de hoje anda difícil de alcançar.

    Parabéns pela história de vida!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Buscar conhecimento e saber fazer uso dele para o seu próprio bem estar e poder transmitir a outros esses ensinamentos, foi, é sempre será uma vitória. Sabedoria e cultura são, principalmente no mundo que vivemos hoje, aliados fortíssimos para um viver melhor, mas buscá-los requer determinação, algum sacrifício e muita dedicação. Tudo isso, felizmente, não lhe faltou. Suas conquistas são fruto de todo esse caminho que vc. buscou e com perseverança alcançou. Tomara que muitas vitórias ainda estejam por vir para provar, ainda mais, que tudo valeu a pena. Bjs.

    ResponderExcluir