quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Amor e coragem

Inspirada pelo texto "O dia das conversações corajosas", maravilhoso, enviado para mim por minha amiga querida Sueli Issaka, pensei em como o amor e as verdades transformam a vida.

Nesse momento específico estou vivendo uma transição importante.

Já fui muito amorosa, me dizem. Era uma criança amável, dócil, que não dava trabalho aos adultos que cuidavam de mim.

Minha avó, que cuidou de mim desde sempre, foi muito amorosa e agia assim comigo. Foi assim que construiu sua história como já escrevi aquiAlém disso, sempre foi corajosa. E pagou o preço de sua coragem sem buscar culpados externos. Ou seja, estaria eu bem em termos de modelo a ser seguido. 

Claro que não somos influenciados apenas por quem nos cria diretamente. Até porque eu não ficava exclusivamente com ela em minha primeira infancia. Outros modelos de vida também me ajudaram nesse processo de formação. Meus pais biológicos, meu segundo pai, outras pessoas das famílias deles, amigos, professores.

Então, quando tinha 9 anos minha avó foi embora e para mim, naquele momento, o amor foi com ela. Fui obrigada a ter muita coragem. Necessidade mesmo. Encarei. Mas o amor ficou escondido em algum lugar inacessivel para mim.

Tornei-me alguém muito difícil para a maioria das pessoas que lidavam comigo. Parecia que teria raiva do mundo a partir dali.

Assim foi, por muitos anos. Paguei o preço.

Mas a vida, Deus, seja o que for que voce queira por nesse espaço, me deu a chance de resgatar esse amor. E ele aconteceu. Meu marido me ensinou o amor, e meus filhos consolidaram esse resgate.

Então tinha o amor, mas ele era restrito, pois me faltava a coragem. Fui corajosa por muito tempo e estava cansada. Tornei-me medrosa, me desculpava por tudo, me considerava inadequada quase o tempo todo.

E como a vida é muito boa, tive a chance de resgatar essa coragem. E me joguei. Mas agora, sem raiva. Com amor, simplesmente. Isso aconteceu semana passada. Foi a conversa corajosa com amor mais importante de minha vida.

Então Sueli me envia esse texto, um dia após ouvir a frase "Amar é um ato de coragem". Ele fechou o ciclo e me ajuda a afirmar: hoje tenho amor e coragem. Combinação difícil e que demorei muito pra entender que estava dentro de mim. 

Com isso não quero dizer que atinji a perfeição, muito ao contrário. Perfeição não é desse mundo e gosto muito da vida. Quero continuar errando para poder ter chance de consertar. Mas agora, errando em outras coisas. Menos ódio, mais amor.

Resolvi compartilhar tudo isso para dizer que se consegui me livrar da amargura e do ressentimento que por tanto tempo viveu comigo, qualquer um consegue. Todos podemos, basta querer e agir nesse sentido. Tirar o ego da mesa.

Também quis compartilhar para espalhar a ideia das conversas corajosas com amor. São ótimas faxinas que ajudam muito. Fazer de conta que o problema não existe não o resolve, se ele realmente existir. Sou muito grata por ter tido a oportunidade de conversar. Ouvir e falar.

Fácil não é, nem continua sendo. São escolhas conscientes o tempo todo e as parcerias sempre ajudam. No meu caso, meu marido ainda é hours concours. Mas tenho muitas outras parcerias muito especiais!

Acredito que ainda sentirei raiva e entrarei em conflitos. O ego está aqui, ainda, claro. Mas vou trabalhar para ele não dominar minha vida. Caso aconteça, saberei me perdoar e entender o que houve. E me desculpar com quem errei.

Sem dramas. A vida é boa e precisa ser vivida plenamente, com coragem, amor e conversas. As conversas nos dão oportunidade de sermos humanos, como já disse aqui. São trocas. Coragem, amor, falar e ouvir. Essa é a receita.

Um comentário:

  1. Texto muito verdadeiro! Necessário mesmo muita coragem para nos despirmos de alguns sentimentos ,deixarmos as nossas verdades para termos a coragem de olhar para o outro e tentarmos buscar uma outra verdade que seja positiva às duas partes. Ser humilde sem deixar de sermos dignos,e isso implica em AMOR! Muito para aprender,felizmente! Obrigada pelo bate-papo! Bjs!

    ResponderExcluir