sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Retomando...

Nossa, quanto tempo!!! Muitas coisas aconteceram, mas deixar de escrever não é possível...nem numa emergência do São Luiz às 4 da manhã...

Sabe, eu sempre quis ser mais prática, admiro pessoas assim. Mas adoro ler, e talvez essa paixão pelos livros tenha me tornado alguém extremamente teórica com dificuldades para praticar tudo que coloquei para dentro do meu cérebro nesses anos todos.

Malcolm Gladwell, no livro Fora de Série (Outliers), traz a regra: 10 mil horas dedicadas a uma prática torna alguém um expert naquilo. Como tenho acumuladas muito mais horas em leituras e teorias, vejam só que lindo: tornei-me um catálogo de teorias com assuntos para todas as ocasiões, mas quando me via com a mão na massa, travava.

Se tem algo em que tornei-me uma expert, foi em ser mãe. Não estou a dizer que sou melhor mãe que ninguém, até porque não acredito num ranking de mães. Cada uma é a melhor que pode ser, para aquele filho que tem. Simplesmente coloco que a prática tornou-me uma expert em ser a mãe que sou. A conta é a seguinte: 8 horas/dia, por 3 e 1/2 anos, dá cerca de 10 mil horas. Bem, se eu estou com quase 4 anos acumulados, sendo no 1o. 23 horas/dia (descontados os momentos de tomar banho e necessidades fisiológicas) e mais 3 com cerca de 16 horas/dia....nossa, será que posso ir além do expert???? Sim, posso: ficar totalmente pirada e me colocarem numa camisa branca, linda, com mangas bem longas!!!!

Mas um momento anterior ao da camisa branca me iluminou...Mas como um blog não pode ter textos longos porque ninguém quer ficar horas lendo um post, depois continuo a teoria que me deixou mais leve (na cabeça, amigas, e não na balança!).

5 comentários:

  1. Adorei o post...daqui a pouco vc. virá uma expert em bloggar
    bjs
    Lara

    ResponderExcluir
  2. Amiga é isso aí!!!Lê, comenta e elogia!!!Te adoro, valeu!

    ResponderExcluir
  3. Perfeito! Identificação total...

    bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Pois é...quem sabe eu consiga extravasar um pouco dessa loucura que está em nossa cabeça...Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Saber conduzir a vida tendo como um dos caminhos criar um ser humano é uma arte que poucos desenvolvem. É preferível, como muitas ou muitos, ir no "automático". Criar, elaborar e caminhar ao lado de um filho sem perdermos a nossa identidade e sem massacrá-lo com as bulas que já temos, é realmente uma arte que poucos dominam. Acredito que, como mãe, nossa meta deveria ser fazer seres humanos melhores e não apagarmos o que temos e o que está dando certo, para transformar nossos filhos em armadilhas aonde, mais tarde, seremos as vítimas e eles, nossos algozes. É preciso cuidar mas sem excessos ( isso é valor, e cada pessoa deveria saber quando exagera), porque como disse Gibran: ..."se é uma preocupação que quereis eliminar, essa preocupação foi escolhida por vós mais do que a vós imposta".É isso, ponto e basta. Beijos!

    ResponderExcluir