quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Você "problematiza"? Deixa disso...

Já falei sobre isso, mas como acabaram me indicando o vídeo novamente, e o assunto é sempre atual, vejam o vídeo de Mark Gungor no Youtube sobre a diferença entre o cérebro feminino e o masculino. Antes que pensem em algo chato, aviso: ele é comediante e o vídeo é bem engraçado.

Ele defende o seguinte: os homens têm cérebro-caixa e as mulheres, cérebro-novelo. Enquanto para eles todos os assuntos ficam divididos em caixas, que não se comunicam entre si, nós fazemos mil relações entre todos os assuntos, “tudo conectado com tudo”, uma hiperconexão em nossa cabeça.

Todos falamos sobre as diferenças entre nós. Mas essa foi uma das melhores definições que já ouvi sobre isso, e o melhor: tudo fica mais leve quando tiramos um sarro de nossos defeitos. É tão bom quando podemos ser bem humorados!

Ser bem humorado tirando um sarro dos outros é fácil. Mas façamos um exercício: tentemos ser bem humorado tratando de um "problema" nosso, cortando na própria carne, e veja como tudo fica melhor à sua volta.

Para os homens, sei da importância em ter uma companheira bem humorada, meus amigos me revelam isso. Outro dia um amigo recém-casado (em plena lua-de-mel, 10 meses de casamento) disse-me estar muito arrependido do casamento por não aguentar mais a convivência com alguém que só reclama.

E vou dizer, me incluindo nessa: mulher quando quer ser chata, ninguém ganha. A gente sabe mesmo aporrinhar a vida de um ser humano, reclamando, de cara feia, fazendo caras e bocas. E o pior é que todo mundo perde quando a gente resolve ser assim, mas é preciso certa dose de maturidade para percebermos isso.

Sei que não sou “a feliz” (longe disso, aliás), mas realmente viver ao lado de alguém azedo, que só faz drama, complica tudo ou que não admite errar é complicado…tudo fica difícil…Também não quero dizer que só mulheres são chatas. Há homens chatésimos por aí, às vezes por aqui também, é claro.

Então, pelo bem de nossos relacionamentos (não só os amorosos): vamos tentar ser um pouco mais leves? Ou como diria meu pai: vamos deixar de "problematizar"?

2 comentários:

  1. Gostei da idéia, sabia? Eu juro que vou tentar achar a ponta do meu cérebro "novelo", tudo em nome de nossos bons relacionamentos. Viver sem "problematizar"deve ser, no mínimo, mais saudável. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Às vezes deixar de ganhar é ganhar. Tem coisa mais desagradável do que alguém que quer vencer todas? Mesquinhez relacional é prejuízo. Melhor ponderar, admitir a fraqueza inerente a todo ser humano e não fazer de tudo para ver o outro abatido e chateado.
    Em suma: Pessoas azedas, problemáticas, rixosas e arrogantes são de lascar!
    Uma conversa em tom baixo e maduro pode resolver e estreitar o relacionamento. Como já dizia Paulo de Tarso: Quem não ama é homicida!

    ResponderExcluir