segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Porquê saí do Facebook. E por quê voltei.

Você com certeza já passou por isso, ou conhece alguém que já passou. O Facebook me deu bode e não queria mais saber de acessar, olhar, fechar e ficar com a sensação de tempo perdido sem nada que fosse útil. Então saí, sem sair, pois não queria deletar minhas fotos nem deixar de poder ter contato com algumas pessoas, mesmo que não diariamente.

Viajei, conheci gente interessante e que não teria contato nunca mais, se não fosse pelo FB. Então voltei. E comecei a pensar que não era o FB que estava chato, e sim o que eu via por lá. Não que eu só visse coisas chatas, claro que não. Mas a maioria das coisas eram totalmente iguais, inúteis até, nada que me agregasse algo. Se eu começasse a ver coisas interessantes no FB, ele voltaria a ser interessante. Então mudei aquilo que vejo, e o FB voltou a ser bacana. Claro que continua havendo coisas chatas, gente chata, posts chatos. Como tudo na vida.

O que aconteceu não foi a "orkutização" do FB. O problema foi a mediocridade que tomou conta desse espaço.

Avaliei: se o FB se tornou tedioso, isso aconteceu porque muitas pessoas que contribuíam com posts legais pararam de postar. Então os chatos se tornaram a maioria, a mediocridade assolou, e acabou virando isso que todo mundo acha ruim...

Mas se tem algo interessante acontecendo, por que não colocar e compartilhar com as pessoas? Independente da quantidade de "curtir", o foco não pode ser esse. Porque ainda tem coisas interessantes acontecendo, e gente bacana que ainda não desistiu, compartilhando, ali.

Há pessoas e coisas que se você não estiver no FB, não vê, não sabe, não acontecem. Se não há o bom sem falta (mantra da minha amiga Lara há anos), saibamos aproveitar o melhor e melhorar o ruim. Se não der pra melhorar o ruim, deixa ele de lado e segue com os bons (criei essa ideologia há pouco - e tenho tentado praticá-la diariamente).

Tem muitos bons por aí! Diariamente vejo isso no mundo, e também no meu FB. Não sou louca - há controvérsias - nem vivo em outro planeta. Apenas tenho fé em muitas pessoas que conheço (e claro, em muitas que não tenho a oportunidade de conhecer) e que fazem a diferença.

Se os bons abandonam as coisas, os idiotas se tornam a maioria, e as regras acabam sendo feitas por eles. Vimos isso na política, diariamente. Mas se não nos empoderarmos das coisas, não serão os medíocres que as devolverão. Sendo assim, vamos unir forças e mudar a realidade, e se isso tiver que começar por uma rede social, qual o problema?

Depois desse post muita coisa aconteceu. Se quiser saber qual minha última opinião sobre o facebook, ela está aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário